Notícias / Artigos
Se não houver vento, reme! - 20/06/2022
Se não houver vento, reme! - 20/06/2022
META CORRETORA

VISÃO GERAL

Preços estáveis

Os preços médios de açúcar cristal ofertados no mercado interno paulista nas últimas 2 semanas (ic 150/180) variam entre R$ 128,00 a R$ 130,00, com 7% de ICMS incluso. Apesar de uma morna demanda, negócios foram concretizados nestes patamares de preços. O fato é que há pouco volume de açúcar ic 150 a 180 disponível no mercado spot, especialmente em sacaria.

Custos altos e incertezas

Falta de visão clara a longo prazo leva a tomadas de decisões com cautela no tempo presente. O cenário atual político e econômico no Brasil e no mundo tem provocado uma série de incertezas ao empresário. Inflação global, perspectiva de recessão em vários lugares e incertezas políticas, levam os investidores a terem aversão aos riscos. Os custos sobem e um eficiente planejamento fica cada vez mais complexo frente a grande volatilidade nos bens e serviços que compõem seu supply chain.

Mercado externo

Duas notícias em especial pressionaram os preços no mercado futuro nos últimos dias. Dentre elas, as incertezas no Brasil, um dos principais players mundiais em açúcar. A bolsa em Nova York (ICE) oscilou com as notícias sobre as mudanças e o teto de tributação de ICMS sobre etanol. Acredita-se que essa decisão poderá afetar o mix de produção levando as usinas a produzirem mais açúcar, pois o etanol pode ser tornar menos competitivo. Além disso, outro fator que impactou as bolsas no exterior foi a notícia de uma maior produção de açúcar pela Índia . Com essa maior produção, os produtores de açúcar indiano têm pressionado o governo para que possam exportar acima do teto , que hoje é de 10 milhões de toneladas.

Se não houver vento, reme!

Não sou especialista em esportes náuticos, mas talvez meu exemplo de forma aplicada tenha proveito. Em momentos de ventos fortes de todos os lados, acredito que hastear as velas possa ser perigoso. Na expectativa de tirar proveito e ganhar velocidade, pode ser que a estrutura do barco seja danificada e este nunca mais cumpra, com eficiência, o propósito original pelo qual foi criado.

Uma ação na hora errada pode custar caro. Vejam: ventos fortes direcionais, com experiência do velejador, podem ser aproveitados e proporcionarem força e velocidade ao barco. Porém ventos multidirecionais, não. Talvez em momentos como esse a melhor decisão seja não ficar parado, mas remar! Mover-se com cautela e segurança.

A semana começa com fortes emoções: o presidente da Petrobras comunica sua renuncia ao cargo na estatal. Há muitas questões a serem debatidas, mas busca por limitar o teto de ICMS do etanol pode afetar as decisões por parte das usinas. Discutisse que o mix poderia ser mais açucareiro, contudo, precisamos ponderar que ao produzir etanol, usinas certificadas podem negociar seus créditos de carbono (CBios), o que tem alcançado preços recordes recentemente. CBios é receita limpa para as usinas. Isso precisa ser levado em conta.

Será mesmo que produzir mais açúcar remuneraria melhor? Outros pontos a serem ponderados: se a Índia conseguir colocar mais açúcar que esperado no mercado externo, o produto brasileiro ainda seria mais lucrativo? Outro ponto é que muitos lugares no Centro-Sul estão com dificuldade de produzir açúcar branco. A qualidade dos canaviais colhida estão aquém do esperado. Produzir açúcar com canaviais assim torna-se caro. Etanol traz liquidez imediata. Produzir açúcar mesmo assim seria melhor? E terceiro ponto: frente a uma crise mundial energética, o Brasil tem exportado muito etanol. Há uma demanda alta nas últimas semanas, remunerando muito bem o produtor brasileiro. Frente as incertezas para o segundo semestre que o Brasil está vivendo, acaba sendo uma excelente alternativa para muitas usinas.

Não quero dar prognósticos altistas ou baixistas, mas são pontos importantes a ser considerado na presente safra. Reforço o que discutimos em nosso último boletim: cuidado com o tipo de produto e embalagem que sua indústria precisa. Os timmings de compra nesta safra tem sido diferentes. Ficar parado não é a solução. Navegar é preciso, mas com cautela! Uma boa assessoria pode ser determinante nestes momentos. Contem conosco!

Rodrigo Cornacini Ferreira
CEO, Meta Agro & Negócios